segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pensamento do dia

"Devido à velocidade da luz ser imensamente superior à velocidade do som, certas pessoas parecem inteligentes . . . até as ouvirmos falar".

Tovi Grossman

 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pensamento do dia

. . . Ou talvez, uma reflexão. Esta é seguramente, uma das mais dramáticas e pungentes fotografias de guerra, que pude observar. Autoria do francês Gilles Peress, Srebrenica, Bósnia ( 1992-1995 ).

 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vale a pena ler !

O incontornável Nicolau Santos, mostra uma vez mais o seu talento.

Manuel Alegre, tem razão

O histórico democrata, indignou-se. Depois de em Novembro de 2008, Manuela Ferreira Leite, então líder do PSD ( na oposição ), ter sugerido a suspensão da democracia por 6 meses, vem agora o sr. Primeiro Ministro e o seu Ministro-Adjunto, com declarações que bem podem ser tomadas, por tiques ditatoriais. Serão atos falhados ? Veja-se esta "pérola" e "esta".

Foi no domingo passado . . .

Apesar das "águas agitadas", a canoagem portuguesa continua a dar nas vistas. Parabéns a Emanuel Silva e João Ribeiro, campeões do mundo em K2 500 !

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

From Russia, with love . . .

Numa conferência de imprensa ( Gary Kasparov - opositor de Vladimir Putin ), algures na Rússia . . .

 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Espanha, Inglaterra e . . . Gibraltar

Até à data, não percebi exatamente de que lado está a razão. Alguém recordou ontem, que o problema é em tudo semelhante à disputa entre Portugal e Espanha, sobre Olivença. Ainda assim, fico espantado com a desfaçatez do Governo de Sua Majestade, ao lembrar que é de Bruxelas a responsabilidade do cumprimento das leis da U.E. em Gibraltar. Confirma-se que do ponto de vista britânico, a Europa lhes tem de ser servida "à la carte" . . .

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Tarde e a más horas . . .

Mas vale a pena recordar com tristeza, a morte do último grande Presidente do SLB.

Pensamento do dia

"Por trás de cada grande fortuna, há sempre um crime esquecido . . . "

Honoré de Balzac

Um a menos.

Lembram-se do caso de chantagem sobre o guarda-redes do Benfica, Artur Moraes ? Assunto resolvido !

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pensamento do dia

"Uma mentira dá a volta ao mundo, antes de a verdade ter tempo de calçar as botas."

Sir Terry Pratchett

terça-feira, 30 de julho de 2013

Pensamento do dia

"Os deuses, estão do lado que possui a melhor artilharia"

Napoleão Bonaparte

As promessas não cumpridas da Apple

É pena o vídeo não ter legendas. De qualquer modo, acho que é possível perceber na generalidade, as condições de vida e de trabalho daqueles que em Taiwan, manufaturam muitos dos produtos da conhecida marca. Aqui fica o vídeo produzido pela China Labor Watch, uma organização sem fins lucrativos . . .
Também pode ler aqui, o artigo do Público sobre este assunto.



 

domingo, 28 de julho de 2013

Bicla "forever"

Para os apreciadores da vida em duas rodas, saiba aqui quais as alterações ao código da estrada, que vão entrar em vigor dentro de algum tempo.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Nicolau Santos, merece destaque.

Sistematizar a informação de uma forma clara e objetiva para atingir o grande público, é um desiderato habitual no jornalismo, mas que não está ao alcance de todos. Veja-se pela positiva, este exemplo notável que nos oferece Nicolau Santos.

Alvia S-730 em Santiago de Compostela

Uma câmara de vigilância, filmou isto . . .

 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Rui Costa de novo

Depois da 16ª, também a 19ª etapa do Tour, foi ganha pelo ciclista português. Pormenores aqui.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Carlos Sá - Portugueses não param

Depois de Rui Costa, Carlos Sá ganha a ultra-maratona ( 217 kms. !! ) de Bad Water nos Estados Unidos.

Rui Costa na crista da onda

Ciclista português chegou isolado à meta, vencendo categoricamente a 16ª etapa do Tour 2013.
Pormenores aqui.

Um dia de cão - starring LiuFenghe

Um trabalhador chinês, conversava com um amigo junto à obra. Súbitamente, um pedaço de verguinha de ferro caiu do 25º andar . . . Depois de operado e removida a excrecência, Liu Fenghe ficou bem e sem danos colaterais.

 

sábado, 13 de julho de 2013

E em Portugal ? Quem faz ?

Uma varredela de cima a baixo, na estrutura do Estado, até que vinha a calhar. Veja-se o exemplo que chega da China. 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Zombie Feng Zhao

Não sabe o que é ? Básicamente, são pernas de frango fritas.
E porquê Zombie ? É que a data de validade de alguns lotes, expirou há 46 anos ! Na China, nem mais. Leia tudo aqui.

Pensamento do dia

- Bom seria o "comerote", senão fosse o "pagarote" . . .

 Ditado popular

sábado, 6 de julho de 2013

Que espetáculo

Só falta mesmo, os jornalistas começarem a cantar "Grândola Vila Morena". Um espanto !
 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Admirável !

Ontem tinha perdido um apoio com a demissão do ministro das finanças. Hoje perdeu o outro, com a saída do ministro de estado e dos negócios estrangeiros. E quando se pensava que a queda estava iminente, ei-lo com a bandeira entre mãos, lutando estoicamente, com a resiliência de uma lapa em dia de tempestade. É obra . . .

terça-feira, 2 de julho de 2013

Pikes Peak - 8:13:878 ( Sébastien Loeb, pois claro )



 Veja aqui, o vídeo integral da prova.

Pensamento do dia

"O início de todas as ciências, é o espanto de as coisas serem o que são".

Aristóteles

Reencontro com o passado

Quando por vezes nos distraímos alguns anos em relação a um determinado tema, corremos o risco de ao reencontrá-lo, dificilmente o conseguirmos reconhecer.

Vem isto a propósito da surpresa que foi para mim, a evolução do hobby a que se costumava chamar aeromodelismo. Nessa altura, as estruturas dos aviões, eram feitas em madeira de balsa, revestida a papel vegetal (?), às quais se acoplavam pequenos motores de explosão a gasolina.


Se bem me recordo, havia também alguns barcos, mas de longe menos populares do que os congéneres aéreos.

Hoje, pelo visto, fazem de tudo e a moda tecnológica é a rádio-frequência. Ele há carros, tanques de guerra, aviões comerciais e de combate, helicópteros, barcos de todos os tipos e até submarinos com torpedos e mísseis Tomahawk - tudo sem fios e remotamente controlado.

Para os mais distraídos, que como eu ao longo destes anos, tiveram como hobby ver passar comboios, fica aqui o link para um site com vídeos demonstrativos, do que de melhor se faz hoje nesta área.
 

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Uma entrevista histórica

in "Económico" online

28/06/13 00:07 | Pedro Silva Pereira  (autor)

A entrevista que Teixeira dos Santos deu esta semana à TVI é um documento histórico de enorme importância. Daqui para a frente, ninguém poderá fazer a história das razões que levaram Portugal ao pedido de ajuda externa, sem referir este poderoso testemunho na primeira pessoa de quem participou na construção de uma alternativa ao pedido de resgate e presenciou a formalização das garantias de apoio do BCE e dos nossos parceiros europeus ao PEC IV, entendido como solução para estancar o "efeito dominó" provocado pela crise grega. A mensagem foi clara: Portugal foi forçado a pedir ajuda externa porque, em plena crise das dívidas soberanas, as oposições à direita e à esquerda se coligaram para rejeitar um PEC que tinha obtido o apoio formal da União Europeia e do BCE.

A especulação sobre o que teria acontecido se o PEC IV tivesse sido aprovado é uma discussão estéril, que só pode conduzir a conclusões especulativas. Mas o testemunho de Teixeira dos Santos não veio trazer nenhuma especulação. Trouxe, isso sim, um facto histórico inquestionável, sem o qual a história estará sempre falseada. E o facto é este: havia uma alternativa ao pedido de ajuda externa e essa alternativa, rejeitada no Parlamento (ante a passividade do Presidente da República), contava com o apoio europeu. É claro, nada disto será novidade para quem ainda se lembra das palavras secas que Ângela Merkel dirigiu na altura a Passos Coelho ou da reacção dura da chanceler, em pleno Parlamento alemão, quando teve a notícia da votação ocorrida na Assembleia da República. Mas o certo é que estas banais evidências históricas são hoje recebidas como se fossem "revelações" - foi assim com Sócrates, depois com Lobo Xavier e Pacheco Pereira, é assim agora com Teixeira dos Santos. A razão é simples: ao longo dos últimos anos, foi construída uma versão deturpada da história, assente na supressão grosseira dos factos inconvenientes, para justificar o assalto ao poder pelos partidos da direita e atacar o Partido Socialista. A novidade é que essa versão falsa da história já não está sozinha em campo e está a ser contraditada pelos factos.

O momento central da entrevista, recebido com estranha impaciência pela entrevistadora, foi aquele em que Teixeira dos Santos recordou, uma a uma, as datas das sucessivas descidas do "rating" da República e dos bancos nos dias que se seguiram ao "chumbo" do PEC IV. Foi essa queda abrupta dos "ratings" que provocou a subida exponencial dos juros e que, em menos de quinze dias, deteriorou a um extremo insustentável as condições de financiamento do País. E é esse, aliás, o contexto da célebre declaração do ex-Ministro das Finanças, tantas vezes desvirtuada, de que poderia chegar-se à situação de não haver dinheiro para "pagar salários e pensões". Ao contrário do que maldosamente se quis fazer crer, essa declaração não se referia a um pretenso esvaziamento dos cofres públicos causado por um alegado "despesismo socialista" (com o Orçamento para 2011 o País estava até a gastar bastante menos do que no ano anterior!) referia-se, sim, às consequências previsíveis do "chumbo" do PEC IV no normal financiamento da dívida pública. E, de facto, foi essa rejeição parlamentar, no dia 23 de Março de 2011, que traçou o destino de Portugal: entre o "chumbo" do PEC IV e o pedido de ajuda, a 6 de Abril, não passaram sequer quinze dias.

A entrevista de Teixeira dos Santos terá desiludido uma certa direita política e mediática: nem alimentou "fofocas" sobre questões pessoais, nem manifestou divergências sobre a justificação ou sequer sobre o momento do pedido de ajuda - pelo contrário, subscreveu a narrativa que Sócrates expôs na sua entrevista à RTP e desvalorizou, como se impunha, a relevância de, "chumbado" o PEC, o pedido de ajuda ser formulado um dia antes ou um dia depois. Não se desviou do ponto essencial: com o apoio europeu ao PEC IV, o pedido de ajuda externa podia e devia ter sido evitado. Ao fim de dois anos de austeridade "além da troika" e de uma dramática espiral recessiva, com 18% de desemprego, 127% de dívida pública e 10% de défice no primeiro trimestre deste ano, vai sendo tempo de se perceber quem é que tinha razão.

Pedro Silva Pereira,  Jurista

in "Económico" online

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Pensamento do dia

"Quem não tem uma vida, . . . tem muitas ! "

Luís Vaz de Camões (1524-1580)

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Parabéns a Michelle de Brito

Em Wimbledon, a tenista portuguesa acaba de vencer em dois sets, a nr. 3 do mundo Maria Sharapova.


PARABÉNS, Michelle  !

Mais pormenores, aqui

Pensamento do dia

Na guerra, a Verdade é a primeira baixa . . .

À atenção dos governantes

A Tirania do Medo

O nosso mundo (leia-se: o nosso País) vive demasiado sob a tirania do medo e insistir em mostrar-lhe os perigos que o ameaçam só pode conduzi-lo à apatia da desesperança. O contrário é que é preciso: criar motivos racionais de esperança, razões positivas de viver. Precisamos mais de sentimentos afirmativos do que de negativos. Se os afirmativos tomarem toda a amplitude que justifique um exame estritamente objectivo da nossa situação, os negativos desagregar-se-ão, perdendo a sua razão de ser. Mas se insistirmos em demasia nos negativos, nunca sairemos do desespero.

Bertrand Russell, in 'A Última Oportunidade do Homem'

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Desemprego, segundo Enrico Letta

Sobre o mesmo tema do desemprego e em particular sobre o desemprego jovem, compare-se o entendimento do Governo Português  e do Governo Italiano.

Harmonia em estado puro !

Ocasionalmente, nos programas tipo caça-talentos, . . . surgem talentos !

 

domingo, 23 de junho de 2013

De "tupamaro" a presidente

Um importante testemunho relatado pela Visão, neste artigo sobre José "Pepe" Mujica - Presidente da República Oriental do Uruguai. Foi guerrilheiro tupamaro ; alvejado 6 vezes em combate, passou 14 anos na prisão da ditadura. Chamam-lhe o presidente mais pobre do mundo . . . Já é muito!  Mas é merecido saber mais.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Facebook - A outra face das redes sociais

O jornal online Dinheiro Vivo, publicou no início do ano um interessante artigo sobre um estudo levado a cabo por duas universidades alemãs. Leia aqui, as conclusões do relatório final . . .

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Rola " ninja "

Em Maio passado, aquando do GP Mónaco em Fórmula 1, Felipe Nasr (GP2) , foi protagonista involuntário de uma cena, que felizmente ficou registada em vídeo.

                                                            

E em Portugal ? Seria possível dizer não ?

Sem comentários, veja isto

A Islândia disse não !

No âmbito da crise financeira mundial e dos graves problemas que provocou em vários países, há uma história não muito conhecida do grande público.

Em 2007 a Islândia entrou em colapso. Endividamento excessivo e a falência do seu maior Banco - o Landsbanki  ( e a sua filial online - Icesave ), parecem ter sido as razões principais.

Este vídeo e este artigo do Público, podem fazer alguma luz sobre o assunto.
 

Há dois anos, era assim. Agora . . . é assim !

Em Março de 2011, José Sócrates e Pedro Passos Coelho esgrimiam argumentos. Dois anos depois, o que terá mudado ?

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Grécia - Um exemplo a seguir ?

Vassilis Papageorgopoulos, antigo presidente ( 1999 - 2010 ) da câmara de Salónica ( segunda maior cidade grega ),  foi considerado culpado do desvio de 17 milhões de euros  e condenado a prisão perpétua !!

Veja o artigo completo do jornal Público aqui .